É quase um consenso que, para conseguir se posicionar bem no mercado de trabalho médico precisamos lançar mão, em maior ou menor grau, de estratégias de marketing. Especialmente quando desejamos ser reconhecidos ou nos tornar referência em nossa área profissional!
Antes de tudo “fazer marketing” nada mais é do que saber comunicar o que você faz de maneira clara e atrativa e saber destacar seus pontos fortes, suas especialidades, frente aos que te cercam.
Isso se aplica a praticamente todo tipo de atuação como médico:
- como profissional liberal, para se destacar entre seus colegas e receber as melhores oportunidades e convites de trabalho,
- como empresário, para cativar pacientes em seu consultório e clínica
- até mesmo como pesquisador, para destacar seus projetos e alcançar visibilidade.
Mas antes mesmo de saber o que fazer, consideramos ainda mais importante trazer O QUE NÃO FAZER no marketing médico e isso que traremos para você, nosso leitor.
Hoje vamos começar com o que o CFM permite ou não e em próximos artigos vamos abordar o que não se recomenda fazer de acordo com os especialistas em marketing digital 😉
O Manual de Publicidade Médica
O CFM publicou em 2011 sua última versão, até a data desse artigo, do manual de publicidade médica especificando o que está vedado ao médico fazer.
Vamos aqui nesse artigo resumir os principais pontos, mas com certeza, é um assunto que rende muitos outros posts por aqui 😉
Se você sentir que precisa de uma assessoria mais próxima, com especialistas te orientando e analisando seu caso de perto, sugerimos para você conhecer nossa mentoria em marketing médico!
Divulgar uma especialidade, sem o RQE
O CFM é claro no seu artigo nº 3: é vedado ao médico “Anunciar, quando não especialista, que trata de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas, por induzir a confusão com divulgação de especialidade”. Fique atento, por que também é vetado “o anúncio de pós-graduação realizada para a capacitação pedagógica em especialidades médicas e suas áreas de atuação”.
Anunciar uso de equipamentos ou aparelhos como “garantia de sucesso” ou “técnicas exclusivas”
Não se pode divulgar um equipamento da sua clínica ou consultório induzindo à ideia de que vai oferecer privilégios ou maiores chance de sucesso no tratamento. Muito menos garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento.
Fique atento! Também não é permitido divulgar procedimentos como sendo “técnica exclusiva”.
Não participe de anúncios ligados a empresas ou produtos ligados à Medicina
Esta regra inclui também as entidades sindicais ou associativas médicas!
Cuidado para não se associar a propagandas enganosas ou sem rigor científico
Não permita que seu nome seja incluído em propaganda enganosa de qualquer natureza nem que seu nome circule em qualquer mídia, inclusive na internet, em matérias desprovidas de rigor científico
Não faça propaganda de método ou técnica não aceito pela comunidade científica, verifique atentamente antes!
Não pode postar foto com paciente…mesmo se você tiver autorização dele!
É vedado ao médico “expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo”. A única exceção é o que consta no artigo nº 10: “nos trabalhos e eventos científicos em que a exposição de figura de paciente for imprescindível”
Consórcio ou similares não são permitidos!
Oferecer seus serviços por meio de consórcio e similares é absolutamente vedado, não caia nessa
Cuidado com as “consultorias” médicas
O CFM não permite que se ofereça consultoria a pacientes e familiares como substituição da consulta médica presencial. É claro que aqui temos que ficar atentos à nova legislação vigente sobre telemedicina, mas isso será tema de um novo post 😉
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