fbpx

Médico Recém-Formado: Como Começar a Trabalhar?

Radar Plantão | Conectando Médicos e Plantões em Todo Brasil

Depois de tanta luta que foi entrar na faculdade de Medicina e passar por 6 anos de um curso integral e super exigente, finalmente você é um médico recém-formado! Sim, é uma alegria, uma realização incrível, mas é também uma nova jornada que se inicia e sabemos que ela é repleta de desafios e dúvidas.

A equipe do Radar Plantão está aqui para ajudar você a se guiar nessa nova etapa e a atingir seus objetivos profissionais. Por isso procuramos reunir nesse artigo algumas dicas, para você iniciar sua vida como médico com o pé direito!

Defina seus Objetivos (pessoais e profissionais)

Tudo começa com saber onde você quer chegar para, então, definir como vai chegar lá. Afinal, o que adianta começar a pegar todos e quaisquer plantões pela frente, sem nenhum planejamento ou estratégia, se você não tem seus objetivos claros? Você corre o risco de cair em várias ciladas, “perder” tempo e dinheiro e se frustrar por não chegar onde deseja.

Compromissos Financeiros em Ordem

Existem aquelas obrigações de curto prazo que não temos como escapar: ter renda para pagar as parcelas do FIES ou de empréstimos bancários; pagar a formatura; voltar para sua cidade natal e se estabelecer lá; ajudar os pais ou familiares…cada um sabe o que passou para estar formado, não é mesmo?

Aqui cabe você já definir qual é o valor mensal que você quer receber para então reservar um valor para honrar esses compromissos. Assim fica mais fácil também saber quais e quantas vagas de plantão médico poderão suprir essa demanda.

Bancando sua nova vida

Outras metas de curto prazo não se referem a obrigações ou compromissos financeiros, mas a custear sua vida nesse novo momento, na cidade onde se fixará depois de formado. Neste momento é importante avaliar o custo de vida no local em questão, pesquisando na internet e perguntando a conhecidos que já morem por lá. Leve em conta não só a moradia, mas os custos de cursos preparatórios, taxas do CRM, deslocamentos para trabalhar, alimentação, saúde, lazer e uma reserva financeira.

Provavelmente você também tem algumas coisas planejadas que gostaria de comprar quando começar a trabalhar como carro, viagens, celular, computador, etc. É importante colocar tudo isso na ponta do lápis para incluir no seu planejamento!

Residência x Trabalho

Essa tema é fonte de grandes dúvidas entre boa parte dos médicos recém-formados: dá pra conciliar a residência com trabalho por fora? Com a bolsa da residência, dá para se bancar? Vale a pena trabalhar apenas, antes de prestar residência?

Bom, não existe uma resposta única, mas temos alguns fatos importantes que você deve considerar:

  1. A bolsa da residência atualmente gira em torno dos R$ 3000 e se esse valor vai ser o suficiente ou não para custear a sua vida nessa fase vai depender da cidade em que você vai morar e dos seus objetivos financeiros que listamos mais acima
  2. Se você tem muitos compromissos ou objetivos financeiros a cumprir assim que se formar, cogite trabalhar um tempo antes de entrar na residência, de modo a te deixar tranquilo quando estiver fazendo sua especialização. Se você já perceber que para manter seu padrão de vida a bolsa de residência não é suficiente, também pense nessa possibilidade: fazer um “pé de meia” para ter uma reserva financeira legal antes de entrar na residência pode ser uma excelente estratégia!

Planeje seus Passos

Agora, com todos esses pontos levantados é hora de planejar! Como fazer isso? Comece priorizando.

Primeiro de tudo, ordene suas atividades e a prioridade que terão na sua agenda de acordo com seus objetivos, traçados lá no começo. Isso vai influenciar no tempo dedicado a cada ação e nos prazos que você pretende cumprir.

Na sequência estabeleça o tipo de plantão e quantidade deles que pretende pegar por semana para atingir suas metas e conciliar com suas outras atividades.

Nesse momento é legal considerar abrir uma PJ Médica, pois muitos serviços só contratam nessa modalidade de contrato. Em breve teremos artigos aqui no nosso blog sobre isso para você se informar melhor sobre como isso pode impactar suas finanças. 😉

Encontre o seu Plantão!

Hora de arregaçar as mangas e trabalhar! Com tudo planejado, você agora vai ter muito mais certezas sobre o perfil ideal de trabalho, o tipo perfeito de plantão para você. 

Lembre-se sempre que plantão médico não é sinônimo só de emergência. Aqui no Radar Plantão existem muitas vagas de trabalho para UBS, USFs, clínicas populares, AMAs, entre várias outras!

Sendo assim, defina o local de trabalho que vc deseja trabalhar, a complexidade dos atendimentos, o nível de assistência em que deseja atuar, baseado no seu plano de ação e no seu perfil como médico, e faça sua busca na nossa página de Plantões Médicos!

Favorite os recrutadores que gostou mais, entre em contato com aqueles que oferecem as vagas de plantão que mais te interessam e feche a sua agenda, já garantindo o seu rendimento, muitas vezes à vista ou para o próximo mês.

Não encontrou o plantão perfeito logo de cara? Não tem problema, a gente vai te ajudar! Faça seu cadastro (é grátis) que nosso site vai te avisar quando uma vaga compatível com você for publicada. Você pode também configurar um alerta de plantão com mais especificações do tipo de plantão que você quer que a gente te avise 😉

 

Imagem: People vector created by pikisuperstar – www.freepik.com

  • Share this post

Deixe seu Comentário

vamos conversar!
Oi! Precisa de ajuda?
Oi! Que bom ter você aqui no Radar Plantão! Como podemos te ajudar hoje?