fbpx

Primeiros plantões médicos: começando com o pé direito!

Radar Plantão | Conectando Médicos e Plantões em Todo Brasil

Dar os primeiros plantões é sempre uma experiência inesquecível e cada um guarda suas próprias lembranças e ensinamentos que, certamente moldam sua carreira médica no futuro.

Para os que estão se formando agora, é um momento esperado a anos, começar a trabalhar depois de anos investidos na faculdade. Ao lado dessa ansiedade surgem muitos medos e dúvidas que, nós do Radar Plantão, queremos ajudar a diminuir!

Ah! Você sabia que para cada dica que encontrar aqui, existe um filtro especial para você usar na sua bisca por plantões no site? Pois é! Experimente nossa ferramenta de pesquisa de plantões e encontre seu plantão ideal!

Escolhendo bem seus primeiros plantões

O primeiro passo é saber selecionar o plantão ideal para o seu perfil. Isso vai depender de vários fatores pessoais e da sua formação. Mas algumas coisas são relevantes para todos e devem ser levados em consideração.

Suporte é fundamental

Nos seus primeiros plantões procure estar em serviços onde poderá com contar com suporte de colegas e equipe para lhe ajudar quando estiver em dúvida ou inseguro. Ter um colega em quem confia e acessível para ser consultado vai fazer toda diferença nos seus primeiros plantões como médico!

Não precisa ser necessariamente um amigo da faculdade ou ex-professor, por exemplo. Contar com um serviço que te dê retaguarda de especialistas e que contem com escalas com mais de um médico já vai fazer toda diferença na sua vida.

Boa infraestrutura do serviço

Não pegue qualquer plantão! Dedique alguns minutinhos da sua vida pesquisando aqui no Radar Plantão aquelas vagas que oferecem uma boa estrutura para você trabalhar.

É importante você se certificar que o local que você vai trabalhar possui equipamentos, farmácia e infraestrutura compatíveis com os pacientes que recebe. Imagina estar em um lugar onde o laringo não funciona, não tem carrinho de parada ou remoção e ainda assim é porta aberta? Pois é…evite se colocar nesse tipo de situação, especialmente nos seus primeiros plantões.



A localização faz toda diferença

Conheça o lugar, a cidade onde você vai pegar seus primeiros plantões. Não é por que você está ansioso para começar a trabalhar que você deve pegar plantões em qualquer lugar.

Avalie as distâncias, os deslocamentos, seu tempo no trânsito e a facilidade (ou não de acesso). Avalie o suporte local (para serviços de referência, terciários) e o tipo de atendimento que você vai ter naquela região, afinal uma zona rural tem um perfil de paciente totalmente diferente de uma zona industrial ou de uma região periférica, não é mesmo? Não se esqueça disso!

Complexidade do Paciente

Pegando gancho no nosso tópico acima, reflita bem o tipo de paciente que você é capaz de atender com segurança e qualidade. Os plantões tem diferentes níveis de complexidade e você tem que estar seguro para atendê-los. Os primeiros plantões não são um bom momento para dar um passo maior que suas pernas, pense nisso!

Gostou das nossas dicas? Quer mandar sugestões de novas pautas? Deixe seu comentário aqui e nos acompanhe nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Linkedin | YouTube



  • Share this post

Deixe seu Comentário

vamos conversar!
Oi! Precisa de ajuda?
Oi! Que bom ter você aqui no Radar Plantão! Como podemos te ajudar hoje?