fbpx

Primeiros plantões médicos – Entrevista com Michelle – @medsufoco

Radar Plantão | Conectando Médicos e Plantões em Todo Brasil

Vida de plantão médico não é fácil, né? Pressão por produtividade, rotinas super puxadas e surpresas constantes a cada atendimento, a cada serviço que pegamos. Pensando em compartilhar experiências, batendo um papo super descontraído sobre a “vida como ela é” no plantão, é que o Radar Plantão está produzindo uma série de entrevistas ao vivo no nosso canal do YouTube com médicos plantonistas de todo Brasil – Troca de Plantão.

A cada semana recebemos um convidado diferente sobre a vida de médico e do plantonista, contando um pouco da trajetória de cada um deles, seus primeiros plantões médicos, as experiências e desafios que enfrentam e enfrentaram como recém-formados e como residentes, dando dicas e respondendo às perguntas do público!

Michele, residente de clínica médica em Vitória da Conquista

Nesse dia 21 de junho, a entrevista foi com a Michele, médica baiana, R2 em clínica médica e produtora de conteúdo digital no Instagram @medsufoco.

Na conversa com a Raquel Loureiro, nossa fundadora, Michele deu conselhos fundamentais para quem está para se formar ou encarando o mercado de plantões médicos agora!


Fazendo um bom internato

Logo no começo do bate-papo ela enfatizou a importância de fazer um bom internato: focando em praticar a assistência ao paciente, procedimentos, condutas e não se dedicar apenas em provas e questões de residência.

Ela citou alguns procedimentos que são fundamentais fazerem parte do repertório do médico plantonista que acabou de se formar: acesso central, toracocentese, paracentese, intubação orotraqueal, assistência ao parto, foram algumas delas. Corra atrás de praticar o quanto puder!

Ah! E não se esqueça que, antes de se especializar, você atenderá como médico generalista e isso significa que todo paciente será seu paciente: da gestante ao idoso, do bebezinho ao adolescente. Ou seja, não descuide de nenhum estágio do seu internato, por mais que ele não faça parte das suas preferências atuais.

Os primeiros plantões

Michele conta que logo quando se aproximou a data da sua formatura ela e os colegas foram inseridos em vários grupos de WhatsApp de plantão médico, mesmo sem conhecê-los ainda. Assim, tanto ela quanto grande parte dos seus colegas, encontraram os primeiros plantões, buscando as oportunidades em meio às mensagens postadas, ainda sem saber como avaliar quais eram boas oportunidades.

Pessoal! É justamente nesse momento que o Radar Plantão quer participar da sua vida, transformando a maneira como você encontra seus plantões! Não se perca mais nesses grupos! Na nossa página de vagas de plantão médico você usa os filtros avançados, encontra os plantões que se adequam ao seu perfil, favorita seus preferidos e ativa alertas personalizados!

Nos meses que trabalhou como plantonista (entre sua formatura e a entrada no programa de residência médica), algumas “furadas” trouxeram para Michele várias ideias de como escolher bons plantões.

  • Verifique bem a localização do serviço: conheça a região para avaliar segurança, o perfil do paciente e atendimento, por exemplo
  • Procure pegar os primeiros plantões acompanhado. Não necessariamente “dividir” plantão, mas se assegure que você terá colegas que podem te dar suporte e retaguarda
  • Sendo recém-formado, mesmo rendo realizado estágios eletivos específicos, evite UTIs e sala vermelha (emergências). Afinal são pacientes graves e críticos que podem instabilizar rapidamente e requerem agilidade e segurança na conduta. Isso muitas vezes só é alcançado durante a residência e temos que ter isso em mente.
  • Leve para o plantão alguns itens essenciais: troca de roupa, higiene pessoal, remédios de uso próprio, uma roupa de cama e a sua própria comida, já que nem sempre a oferecida no serviço será bacana e fica inviável viver de delivery a cada plantão



Não gosta de plantão? Trabalhe em outros lugares!

Michele ressaltou que não tem por que ficarmos presos na ideia de que o único local de trabalho do médico recém-formado é dando plantão em UPAs ou hospitais. Se você perceber que não quer trabalhar nesses locais, não sofra por isso! Existem muitas outras opções e desempregado você não fica!

Já pensou em trabalhar em USF? Ou em UBS? E em consultórios e clínicas de convênio ou populares? Amplie seus horizontes e busque trabalhar em serviços que tem a ver com o seu perfil, com a sua expectativa de vida.

Você sabia que aqui no Radar Plantão, temos vagas também nesses outros locais? E que você pode encontrar sua vaga aqui agorinha mesmo? Faça a sua pesquisa, selecionando em “Tipo de Local” o serviço que você quer trabalhar: unidade básica de saúde, pelo programa saúde da família, em ambulatório ou clínicas!

Assista à entrevista completa!

Esse foi só um pouquinho do que conversamos! Você pode conferir todas as dicas da Michele sobre como fazer um bom plantão e sobre a residência de clínica médica conferindo nossa entrevista no YouTube!

Aproveita para se inscrever no nosso canal e seguir nossas redes sociais para acompanhar as novidades e as novas lives que vem por aí ?

Canal do YouTube | Instagram | Facebook | Linkedin

Gostou? Leia os resumos das outras entrevistas da série Troca de Plantão aqui!

 

Aproveitando…aqui no nosso blog temos vários artigos bem legais pra ajudar você a ter um ótimo plantão! 😉
>> Como conseguir um plantão médico? Uma nova forma de encontrar a sua vaga!
>> Mala de plantão…o que levar nela?
>> Escolhendo um bom plantão: como não cair em ciladas!



  • Share this post

Deixe seu Comentário

vamos conversar!
Oi! Precisa de ajuda?
Oi! Que bom ter você aqui no Radar Plantão! Como podemos te ajudar hoje?