fbpx

Desafios de escolher a Residência Médica – Entrevista com Maria Fernanda – @elaquerseranestesio

Radar Plantão | Conectando Médicos e Plantões em Todo Brasil

Um dos grandes desafios do estudante de medicina, especialmente no internato, é decidir qual residência fazer. Alguns já sabem qual especialidade querem seguir desde o início do curso, mas sabemos que para a maioria não é assim! É um verdadeiro desafio conseguir escolher com segurança qual residência prestar e qual instituição escolher.

Na série de entrevistas do YouTube, Troca de Plantão, tivemos o prazer de receber a médica Maria Fernanda, R3 de anestesiologia da UFPR e que compartilhou com a gente a sua trajetória, as suas indecisões e como, enfim, abraçou sua paixão pela anestesio e se realizou na especialidade.



A escolha pela residência médica

Maria Fernanda conta que, apesar de desde a graduação saber que queria seguir na anestesiologia, o caminho para chegar lá não foi fácil.

Já no seu internato, ela investiu em estágios na área mas conta que procurou não priorizar nenhuma área em específico, já de olho em ser uma futura profissional, preparada para todos os cenários. Sua dúvida estava entre fazer GO e anestesio, mas a paixão pela segunda fez com que prestasse para a residência nessa área, tendo quase sido aprovada (por apenas uma posição!) já logo quando se formou.

Não tendo entrado em anestesio logo de cara, começou a trabalhar, dando plantões em cidades próximas e depois em clínicas focadas em saúde da família e as “pressões” sociais começaram a pesar.

“Anestesista não tem contato com paciente”, “quase ninguém sabe que anestesista é médico” e “é uma residência muito difícil de entrar” eram comentários que ela ouvia com frequência e isso provocava insegurança em seguir o seu desejo inicial.

Tanto isso foi real que Maria Fernanda resolveu tentar GO e entrou na residência! Mas o dia-a-dia da especialidade fez surgir nela o sentimento de que ali não era o seu lugar e, com dois dias no programa, saiu e resolveu se dedicar integralmente a entrar na residência de anestesio.

Toda a trajetória valeu muito a pena! Hoje Maria Fernanda é R3 de anestesiologia na UFPR e já se prepara para entrar no mercado de trabalho da especialidade em breve.

Em nossa entrevista Maria Fernanda nos contou mais detalhes sobre sua trajetória e também um pouco do dia-a-dia da especialidade, seus prazeres e principais desafios!

Gostou? Assista à entrevista completa!

Aproveita para se inscrever no nosso canal e seguir nossas redes sociais para acompanhar as novidades e as novas lives que vem por aí ?

Canal do YouTube | Instagram | Facebook | Linkedin

Gostou? Leia os resumos das outras entrevistas da série Troca de Plantão aqui!



  • Share this post

Deixe seu Comentário

vamos conversar!
Oi! Precisa de ajuda?
Oi! Que bom ter você aqui no Radar Plantão! Como podemos te ajudar hoje?