fbpx

Onde dar o seu primeiro plantão médico?

Radar Plantão | Conectando Médicos e Plantões em Todo Brasil

Essa é uma pergunta meio polêmica e muito individual, depende de inúmeros fatores. A resposta real para essa pergunta é: ONDE VOCÊ QUISER! Então, o que considerar na sua escolha?

Bom, você mais do que ninguém sabe qual é sua capacidade técnica saindo da faculdade. Todos nós sabemos o quão pronto estamos para encarar determinadas situações, mas via de regra se o seu primeiro dia não for muito emocionante esse é o melhor dos cenários…

O primeiro Plantão é o seu aquecimento, então fique tranquilo, ninguém começa no seu ápice, você vai errar e muito, então errar pequeno é uma ótima escolha nesse momento. Para que isso seja possível devemos levar algumas variáveis em consideração!

Esse é o plantão ideal para mim?

Um ponto essencial é entender se você tem retaguarda. Ou seja, quais são as especialidades que você tem disponível para solicitar uma interconsulta ou para encaminhar seu paciente? Caso seu paciente esteja grave existe uma Sala de Emergência ou uma Equipe de Resposta Rápida? Quais procedimentos você deve estar pronto para fazer caso necessário? Essas são algumas perguntar importantes para se considerar pensando no seu primeiro Plantão!

Outra coisa importante é entender qual é a complexidade que você irá atender. No seu Plantão você verá apenas fichas verdes (casos menos graves) ou ficará responsável por casos mais “cascudos” e complexos?

Nunca esqueça de entender quais equipamentos você terá à disposição. Pergunte coisas como: Eu terei à disposição Ultrassonografia para passar um Cateter Venoso Central? Tenho ECG disponível no PS? Quais exames de imagem consigo solicitar? Você muitas vezes ficará surpreso com as respostas…

Minha primeira vez

No meu primeiro plantão eu fiz exatamente isso que contei para vocês! Fui 2 dias antes em uma reunião com o chefe do Pronto Socorro conversar sobre minhas funções iniciais e ele me disse: “Fique tranquilo porque nesse começo você irá atender apenas fichas verdes e casos mais leves; toda a retaguarda que você precisar estará à disposição, assim como qualquer exame necessário”. Eu fiquei em êxtase pensando “achei o lugar perfeito!”.

Cheguei no meu primeiro dia acompanhado de uma amiga, que também estava estreando seu CRM junto com o meu. Eu a convenci de vir dar seu primeiro Plantão comigo, já que teríamos toda a retaguarda necessária e apenas atenderíamos casos de baixa complexidade em um grande Hospital de São Paulo…

Chegamos no Plantão empolgados e ansiosos e descobrimos que a equipe estava reduzida, pois alguns médicos haviam faltado. Então, teríamos que tocar casos mais complexos e fazer tudo o que fosse necessário. Essa não seria uma estreia tranquila. No fim do dia eu estava tocando sozinho o Pronto Socorro de um dos maiores Hospitais de São Paulo no meu primeiro dia!

Resumo da História: Se informe e pesquise onde irá trabalhar, mas esteja sempre preparado para tudo mesmo no primeiro dia.

Enrico Barletta é médico e faz parte da equipe Radar Plantão

  • Share this post

Deixe seu Comentário

vamos conversar!
Oi! Precisa de ajuda?
Oi! Que bom ter você aqui no Radar Plantão! Como podemos te ajudar hoje?